Maria

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Carrnavau

Queridíssimos leitores do "Burro"!

Não tenho nenhum assunto importante a comunicar, nada de muito inteligente e pensado a dizer, mas apetece-me escrever... Portanto, meus caros amigos, vamos divagar!, que coisa tão divertida de se fazer.

Estamos a chegar ao Carnaval... É giro (ou talvez não), este é um feriado a que eu hoje em dia não ligo absolutamente nenhuma, acho que é um dia estúpido, inútil e nunca percebi a lógica de ser feriado, mas quando era pequenina delirava! Aliás, eu vivia para pensar no Carnaval, nos meus anos e no Natal (e ainda hoje sou gozada por causa disso pelos meus pais).
Anyway, sempre tive curiosidade em saber de onde apareceu esta festa aparentemente sem história ou qualquer tipo de relação com coisa alguma, portanto nada como pesquisar sobre o assunto.


A tão fiável Wikipédia afirma que o carnaval é um tempo de festa que vai desde o Dia de Reis até à Quarta-feira de cinzas e é marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" (que deu origem à palavra Carnaval). Assim, as festas carnavalescas são como um último momento para "gozar a carne" e as coisas mundanas antes do tempo da Quaresma.

...Bem, fiquei esclarecida quanto à história do dia, mas, sinceramente, não gosto mais dele por isso. Mas, vá lá, sempre é uma desculpa para 3 diazinhos de férias dos quais não me posso queixar.

Beijinhos,

Maria

domingo, 20 de janeiro de 2008

Vou fazer de ti a luz das nações

Queridíssima malta,

Hoje, uma vez mais, vou aldrabar o esquema. Deixo-vos aqui um texto que não é meu mas do Pe. António, da Paróquia de Sto. António do Estoril.
Ele (Pe. António) destinou-o aos jovens, especialmente aos do Estoril. Eu ponho-o aqui para todos aqueles que eu sei que gostam de o ouvir mas que nem sempre têm a oportunidade de vir à missa a estas bandas, para os que secalhar nem sequer o conhecem, para todos os que secalhar precisam de uma "chamadinha de atenção"...




"Queridos Jovens,
estarão já a perguntar: o que é isto? O que é que o Prior quer agora? É bom que se perguntem, que se questionem...
Mas estas «breves» palavras têm um único objectivo: tentarem ser um «postal», um resumo, um «lembrar» da palavra que partilhamos na nossa Missa de Domingo!
Na verdade, depois de cada Eucaristia, fico sempre com a «sensação» de que muita coisa ficou por dizer, muita experiência ficou por partilhar, muitos sonhos não são suficiente nem eficazmente transmitidos!!!
Então, lembrei-me, porque não haver uma «cábula», uma ajuda, durante a semana, em que ir-se-ia recordando a Palavra de Deus e os seus apelos e desafios? Porque não «apontar» «rotas», «caminhos» a percorrer durante a semana, onde cada um pudesse, mais facilmente, seguir essa «estrada» de Santidade, essa «aventura» de fidelidade a Jesus, naquelas que são as vossas vidas concretas?
Talvez seja um «devaneio» meu; talvez seja uma inutilidade; talvez ainda possa apenas ser algo de absolutamente acessório e nada eficaz... Talvez! Vocês mo dirão...

Este Domingo, concretamente. Que desafios aos Jovens que se dizem cristãos?
Parece-me óbvio! Cito a primeira leitura: 'Não basta que sejas meu servo; farei de ti a luz das nações...'!
Que significa? Escuta bem: 'Não basta que sejas meu servo'! Ou seja, não te contentes com o mais fácil, o mais normal, o indispensável! Não te entregues ao «comum» e ao simples; 'farei de ti a luz das nações'!
Na verdade, meus amigos, parece que a Deus 'não basta' a simples consciência de que somos crentes, que somos cristãos! 'Não basta' o cumprir o preceito, as normas ou regras! 'Não basta' que te sossegues com o facto de reduzires a tua fé e a tua adesão a Jesus no ir à Missa ao Domingo, numa confissão pela Quaresma, numa entrega pensada, agendada, discutida e aligeirada!
Deus quer fazer de ti 'luz das nações, isto é, precisa da tua vida, do teu coração, da tua fé, da tua entrega, para seres «sinal», para seres «testemunha», para seres «luz» que brilha nas trevas e escuridões da sociedade e até da Igreja! Deus quer-te seu discípulo a tempo inteiro; Deus quer-te apaixonado, seduzido, maravilhado, com Ele mesmo, com a Sua Palavra, com o Seu Reino, a Sua Igreja...
E será que não podes e não sabes ser mais e melhor «profeta», «apóstolo»? Será que nessa Escola, Faculdade, Grupo, Família, que faz parte da tua vida, não consegues ser um «rosto» mais iluminado de Cristo? Já tentaste tudo por tudo? Pensa nisso?...


Sente um grande abraço muito amigo deste teu

Pe. António"

domingo, 6 de janeiro de 2008

Galinhices

My mother makes me chicken,
Her chicken makes me cough.
I wish that when she made it
She took the feathers off